O Movimento Uniformemente Variado é o movimento onde a velocidade varia. A aceleração é quem faz a velocidade variar. Então, a aceleração é o agente que consegue mudar o vetor velocidade, tanto aumentando como diminuindo seu módulo, ou fazendo variar sua direção e sentido.
Então, quando pisamos no acelerador do carro, estamos lhe imprimindo uma aceleração que irá aumentar sua velocidade. E quando freamos o carro, estamos lhe imprimindo uma aceleração que irá diminuir sua velocidade.
Aceleração Média
Imagina que você está andando na sua bicicleta barra circular zero bala. Você está com uma velocidade V1 e depois de um tempo t, passa pra uma velocidade V2 diferente de V1. Se a velocidade mudou é porque existe uma aceleração atuando. A aceleração média se dar da seguinte forma:
Am = (Vf-Vi)/∆t
Veja que (Vf-Vi) = ∆V, então:
Am = ∆V/∆t
Onde,
Am = aceleração média
Vf = velocidade final
Vi = velocidade inicial
∆t = variação do tempo
Da mesma forma da velocidade média, a aceleração média nos dá uma aceleração equivalente para o movimento. A aceleração pode até variar durante um percurso, daí a aceleração média é o valor se a aceleração fosse constante durante todo o percurso.
Veja que se a velocidade final (Vf) for maior que a velocidade inicial (Vi) a aceleração será positiva, pois Vf – Vi > 0 ; então, a aceleração sendo positiva a velocidade do corpo está aumentando.
Mas se a velocidade final (Vf) do corpo for menor que a velocidade inicial (Vi), a aceleração será negativa, pois Vf – Vi < 0 ; então, se a aceleração for negativa a velocidade está diminuindo.
Veja também que se a aceleração média for constante, vamos ter a seguinte relação:
A = (Vf – Vi)/ ∆t
Vf – Vi = a. ∆t
Vf = Vi + a∆t
Classificação do Movimento
- Acelerado = quando a velocidade está aumentando, ou seja, quando a aceleração for positiva.
- Retardado = quando a velocidade está diminuindo, ou seja, quando a aceleração for negativa.
Unidade de Medida
A aceleração é dada com unidade de espaço por unidade de tempo elevada ao quadrado. A aceleração é quase sempre dada em m/s², que é a unidade de medida do Sistema Internacional de Medidas.
Interpretação da Aceleração
Imagine novamente que você está na sua bike com uma aceleração de 2m/s²
Isso significa que:
Em 1 segundo a velocidade será 2 m/s
Em 2 segundos a velocidade será 4 m/s
Em 3 segundos a velocidade será 6 m/s
Ou seja, um aceleração de 2m/s² significa que a cada segundo a velocidade aumentará 2 m/s.
Deslocamento
Descobrimos o deslocamento de um corpo que está acelerado uniformemente por meio da expressão:
S = Si + Vi.t +(a.t²)/2
Onde
Sf = posição final
Si = posição inicial
Vi = velocidade inicial
A = aceleração
T = tempo
Damos o nome para essa relação de equação horário do espaço.
Equação de Torricelli
Até agora temos duas relações do movimento acelerado: Vf = Vi + a.t e Sf = Si + Vi.t +( a.t²)/2
Porém as duas dependem do tempo. Torricelli, um grande físico, desenvolveu uma equação que não depende do tempo.
Vf² = Vi² + 2.a.∆S
onde
Vf = velocidade final
Vi = velocidade inicial
A = aceleração
∆S = variação do espaço
Essa é uma relação muito importante, já que ela não depende do tempo. Ela será útil em muitos exercícios. Chegamos a ela, isolando o tempo na Vf = Vi + a.t , e substituindo na equação horário do espaço. Tente fazer, qualquer coisa entre em contato por email.
ME AJUDO MUITO NA PROVA DE AMANHÃ, ESTE CONTEÚDO É FÁCIL SÓ TEM QUE ESTUDAR..
ResponderExcluirtd conteúdo fica fácil se estudar. e pode ficar mais interessante dependendo de como vc estude. qualquer duvida tem meu email. beijo
ResponderExcluirCaro amigo, cuidado com a apresentação dos conceitos.Não é a aceleração que faz a velocidade mudar em seu módulo, mas sim a presença de uma força resultante atuante sobre um corpo. A aceleração é um efeito que indica o que ocorre com a velocidade.
ResponderExcluiré uma reação em cadeia:
ResponderExcluirpra energia cinética variar devi ser realizado trabalho, o trabalho é realizado por uma força, a força provoca uma aceleração, a aceleração faz variar o vetor velocidade, variando assim a energia cinética do corpo.
a formulinha da energia cinética é: Ec=m.V^2/2, então veja que para a energia cinética variar é preciso que a velocidade do corpo varie, já que raramente a massa de um corpo varia nas transformações de energia.
então tudo vem acontecendo de cima para baixo, como efeito dominó.
a aceleração é sim o agente que faz variar o vetor velocidade. como se produz uma aceleração? aplicando uma força.
a aceleração não é um efeito, e sim um vetor. na física existe alguns, como você disse, efeito, como o efeito doppler, que não é tido nem como uma grandeza escalar nem uma grandeza vetorial, é simplesmente um efeito.
eu não sei de tudo, mas fiz esse blog pra tentar ajudar as pessoas que querem uma forcinha, da melhor maneira que eu pude, não ganho dinheiro com isso. se eu escrever algo errado quero que me corrijam sim, vai ser um aprendizado a mais pra mim. eu não entrei na universidade sozinho, tive muita ajuda, e é por isso que criei o blog.
proxima vez tu se identifica, blz brother?
abraço
Muito gay esse Murilo •-•
ResponderExcluir